Saiba como limpar suas peças de inox sem danificá-las. Confira as dicas!

Share Button

inox talheres

Dica retirada do Blog Amélias

O inox é uma liga de ferro e cromio que pode conter níquel, molibdénio e outros elementos. Apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns e tem alta resistência à oxidação atmosférica. Esses elementos em liga possuem uma ótima resistência a corrosão e são ideais para os utensílios domésticos, além do que, o inox dá um ar moderno para os objetos de casa.

Vale a pena conservar bem as peças que são compostas por este material, afinal, não há material que resista aos “maus cuidados de manutenção”, seja por usar um determinado produto muito abrasivo, esponjas ásperas, ou até mesmo a conservação inadequada. É preciso saber os cuidados básicos para conservar este material, seu brilho e aumentar sua durabilidade.

No post anterior dei algumas dicas para manter as peças de inox bonitas e conservadas por mais tempo. Hoje darei alguns toques de limpeza e conservação para que seu fogão, panelas, talheres durem muito mais, brilhando e sem riscos. Veja as dicas!

Sujidade Moderada/Manchas Leves
No caso de sujidade moderada e quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio, dissolvido em álcool de uso doméstico, até formar uma pasta, depois com um pano macio esfregue na superfície do aço inox.

Se preferir, use também uma escova de cerdas macias e com passadas longas e uniformes sempre no sentido do acabamento polido se caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

Sujidade Intensa/Manchas Acentuadas

Faça uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou uma solução de um removedor à base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos, como removedores à base de soda cáustica utilizados na limpeza doméstica.

Siga o procedimento indicado em cima para remover a sujidade moderada, repita se necessário, e só se a sujidade persistir utilize um método mais severo, com o emprego de produtos abrasivos, como os sapólios. Por fim, enxágüe e siga as etapas da limpeza de rotina.

Cuidados básicos de limpeza

Gorduras, Óleos e Banhas
Limpe a sujidade grossa com um pano macio ou uma toalha de papel. Em seguida, mergulhe a peça numa solução morna de detergente ou amônia. Depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.

Marcas de Dedos
Remova-as com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico (encontrado em farmácias) ou solvente orgânico (éter, benzina). Reduza as chances de uma nova ocorrência aplicando depois um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.

Rótulos ou Etiquetas

Cuidado: nunca raspe a superfície do aço com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.

Manchas de Ferrugem
Tais manchas, com uma auréola no seu contorno, indicam que algum fragmento de aço comum ficou agarrado à superfície do aço inox. Com um cotonete embebido em água e ácido nítrico a 10%, faça aplicações tópicas, mantendo o local umedecido durante 20 a 30 minutos, repetindo a operação se necessário.

Veja a dica completa no Blog Amélias.

Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

23 respostas a Saiba como limpar suas peças de inox sem danificá-las. Confira as dicas!

  1. Joao Batista Ghizzi disse:

    Muito bom . Facilitará a manutenção dos meus elementos da cozinha e tb para orientarmos àqueles que necesssitam realizar os serviços de limpeza nas peças de aço inox.
    Agradecido a todos .

  2. Gostei muito das dicas, como limpar meus inox.
    Às vezes tenho dificuldade de limpa-los, principalmente resíduos de comidas que ficam grudados nas panelas.
    Eu sou apaixonada por qualquer produto inox, tenho quase todos.
    Quando vou as lojas de inox, fico procurando os lançamentos, ou mesmo vendo o que ainda não tenho,reconheço que sou conpulsiva, não guento ver quelquer peça ou utensílio de inox, por isso foi importante para mim saber como limpa-los.
    grata.
    Boa Noite.

    Solange.

  3. Rosa maria Alba augusto disse:

    Esqueci uma chaleira no fogo a agua secou e ela queimou o fundo por dentro e por fora. será que é possivel recuperar seu brilho?

  4. Carmita disse:

    Adorei a dica pra limpar inox.
    E a Prata? Tenho um jogo de cha/cafe,foi comprado nos Estados Unidos, feito de uma liga, nao sei o que é. Por fora é como prata, mas por dentro é uma liga. Caiu um bule de cafe e quebrou um pezinho. Nunca consegui colar , ou mesmo restaurar. Nao existe solda pra ela por aqui.

    Gostaria que me informassem que material é esse, se existe forma de colar e como limpar. Atualmente limpo com Silvo mesmo.

    Fico agradecida pela atenção.

  5. Eliane disse:

    Oláááá!!!!!!
    Adorei as instruções para limpeza das peças de inox.
    Eu gostaria de ter as mesmas informações a respeito da limpeza do couro.
    Beijos
    Eliane

  6. TONY disse:

    amor, veja que dica legal

  7. LUCIANA disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO SE TIRA QUEIMADURA NAS PANELAS DE INOX POIS JA AREI COM BOM BRIL O FUNDO E NÃO LIMPOU.OBRIGADO

  8. Jane disse:

    Boas dicas! E em boa hora!

  9. Marlene disse:

    Onde posso encontrar ácido nítrico? está presente em algum produto de limpeza comum?

    Obrigada

  10. Rose Marie disse:

    Excelente matéria. Foi muito útil pra mim, que adoro peças de aço inox. Obrigada, Rose Marie.

  11. neide sol disse:

    Achei ótimo as dicas para as “manchas leves”. Tenho outra dica, sabe aquelas manchas que ficam nas peças após ir ao forno ou direto ao fogo, elas soltan-se facilmente com sal e limão. Testem!

  12. VERA LUCIA disse:

    OBRIGADA PELA DICA,VOU EXPERIMENTAR LIMPAR MEU FOGÃO
    QUE É DE INOX E FICA TODO MANCHADO.

  13. Deborah Gerude disse:

    Por favor encontrei este site de vcs e gostei bastante.
    Mas eu gostaria de saber como faço pra tirar manchas que provoquei
    no meu fogão aplicando um limpa inox, depois que li nas recomendações é que vi que não poderia passar o produto em fogão.
    Estou batante chateada pois o meu fogão só tem 1 ano, e ficou horrível. Vocês podem me ajuda?
    Desde já obrigada.

  14. RODRIGO disse:

    Onde posso encontrar ácido nítrico?

  15. gicelia disse:

    tenho um conjunto de panelas inox e não sei como limpa-las,tirar manchas de queimado e dar o brilho exterior original.Obrigado,aguardo orientação.

  16. lais disse:

    como limpar residuos de gradativa da minha prancha Taiff??

  17. maria da paz disse:

    boa noite

    por favor mim ajude o meu fogão é novo não tem nem 03 mese manchou a base inox como se fosse queimado ficou uma mancha a vermelhada ficou horrivel ,por favor o que devo usa para tirar essa mancha.

  18. sandra matsui disse:

    minha funcionária não tinha conhecimento e apliclou limpa aluminio no fogão ficou horivel todo manchado, lamento porque o fogão é novinho.
    tem alguma forma de recuperação? me ajude por favor.

    • admin disse:

      Olá, Sandra.

      Se o seu fogão for de inox, tente utilizar produtos específicos para limpeza de tampa de inox, em qualquer supermercado você pode encontrar.

      Esperamos que consiga recuperar seu fogão novo.

      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>