Saiba como limpar suas peças de inox sem danificá-las. Confira as dicas!

Share Button

inox talheres

Dica retirada do Blog Amélias

O inox é uma liga de ferro e cromio que pode conter níquel, molibdénio e outros elementos. Apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns e tem alta resistência à oxidação atmosférica. Esses elementos em liga possuem uma ótima resistência a corrosão e são ideais para os utensílios domésticos, além do que, o inox dá um ar moderno para os objetos de casa.

Vale a pena conservar bem as peças que são compostas por este material, afinal, não há material que resista aos “maus cuidados de manutenção”, seja por usar um determinado produto muito abrasivo, esponjas ásperas, ou até mesmo a conservação inadequada. É preciso saber os cuidados básicos para conservar este material, seu brilho e aumentar sua durabilidade.

No post anterior dei algumas dicas para manter as peças de inox bonitas e conservadas por mais tempo. Hoje darei alguns toques de limpeza e conservação para que seu fogão, panelas, talheres durem muito mais, brilhando e sem riscos. Veja as dicas!

Sujidade Moderada/Manchas Leves
No caso de sujidade moderada e quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio, dissolvido em álcool de uso doméstico, até formar uma pasta, depois com um pano macio esfregue na superfície do aço inox.

Se preferir, use também uma escova de cerdas macias e com passadas longas e uniformes sempre no sentido do acabamento polido se caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

Sujidade Intensa/Manchas Acentuadas

Faça uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou uma solução de um removedor à base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos, como removedores à base de soda cáustica utilizados na limpeza doméstica.

Siga o procedimento indicado em cima para remover a sujidade moderada, repita se necessário, e só se a sujidade persistir utilize um método mais severo, com o emprego de produtos abrasivos, como os sapólios. Por fim, enxágüe e siga as etapas da limpeza de rotina.

Cuidados básicos de limpeza

Gorduras, Óleos e Banhas
Limpe a sujidade grossa com um pano macio ou uma toalha de papel. Em seguida, mergulhe a peça numa solução morna de detergente ou amônia. Depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.

Marcas de Dedos
Remova-as com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico (encontrado em farmácias) ou solvente orgânico (éter, benzina). Reduza as chances de uma nova ocorrência aplicando depois um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.

Rótulos ou Etiquetas

Cuidado: nunca raspe a superfície do aço com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.

Manchas de Ferrugem
Tais manchas, com uma auréola no seu contorno, indicam que algum fragmento de aço comum ficou agarrado à superfície do aço inox. Com um cotonete embebido em água e ácido nítrico a 10%, faça aplicações tópicas, mantendo o local umedecido durante 20 a 30 minutos, repetindo a operação se necessário.

Veja a dica completa no Blog Amélias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *