Outubro Rosa e o combate ao câncer de mama

Share Button

outubro-rosa

O mês de outubro começou marcado por uma campanha incrível e muito importante: “Outubro Rosa”. Já está sabendo? Não? Então vamos conhecê-la juntos. Sua história começa nos anos 90, nos Estados Unidos. Foram feitas várias ações isoladas no mês de outubro para conscientizar a importância da prevenção do câncer de mama. A partir daí, vários países começaram a aderir a campanha e esta tomou proporções incríveis.

outubro-rosa

O ano de 2008 marcou a vinda do Outubro Rosa para o Brasil oficialmente. Segundo dados do Ministério da Saúde, “o ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010”.

Durante todo o mês, diversos monumentos estarão iluminados com tons de rosa para representar a união e a conscientização coletiva no combate ao câncer de mama. Nossa dica é: não deixe de se cuidar, faça os exames de rotina e seja feliz, muito feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *