Macarons: a guloseima da vez!

Share Button

 

Saborosos, coloridos, diferentes e com um ar de sofisticação! Assim são os macarons, a novidade deliciosa que tem tomado conta das festas mais antenadas.

Os macarons conquistaram seu espaço nas mesas de lembrancinhas de casamentos e aniversários graças à versatilidade de sabores e de cores! E sua origem europeia confere elegância e glamour a qualquer recepção.

Eles são originários da Itália, mas foi na França que ganharam fama – sua receita era mantida sobre segredo absoluto, sendo uma guloseima exclusiva da nobreza. Ou seja, seu sucesso data de, pelo menos, 50o anos! Nos últimos tempos, o doce tem substituído os tradicionais bem-casados nas recepções de casamento.

A receita do macaron é super simples. Leva farinha de amêndoas, açúcar, ovos, chocolate em pó e chocolate ao leite. O recheio é super variado: nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas – outras combinações surgem das mãos das doceiras mais habilidosas, sabores cítricos, com licores e outras variações. Por não levar farinha de trigo na composição, o doce é livre de glúten! Olha que maravilha!

Selecionamos uma receita básica de macaron, que rende cerca de 20 unidades. Quando você fizer, volte aqui e conte pra gente como ficou e qual foi a repercussão.

Receita de Macaron

Ingredientes:
• 125 g de farinha de amêndoas (preferencialmente) ou farinha de castanha de caju
• 3 claras
• 3 colheres de sopa de chocolate em pó
• 30g de açúcar refinado 
• 200 g de açúcar de confeiteiro
• 20 gotas de corante vermelho e 05 de corante verde (a mistura para obter um tom marrom)

Para o recheio Ganache:
• 1 colher (sopa) de manteiga 
• 130 g de chocolate em barra ao leite
• 3 colheres de sopa de nata

Modo de fazer:
1. Em um recipiente, misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate . Passe a mistura por uma peneira para obter um pó fininho e reserve. 
2. Aqueça as claras no microondas por 30 segundos, mexa até perder um pouco da viscosidade. Se necessário coloque por mais 30 segundos. Só tome cuidado para não deixar cozinhar. 
3. Bata as claras numa batedeira até formar clara em neve, depois misture aos poucos o açúcar refinado. 
4. Assim que formar um creme firme acrescente o corante, misturando bem. 
5. Desligue a batedeira e acrescente a mistura que você peneirou aos poucos misturando com um batedor. Quando tiver bem homogêneo coloque a massa num saco de confeiteiro. 
6. Forre uma forma com papel manteiga e unte-a com farinha e manteiga, esprema o saco de modo que sejam dispostas na forma 40 bolinhas, macarons. 
7. Deixe descansar por 20 minutos (as bolinhas ficarão achatadas e devem ter aproximadamente 2 cm de largura cada), não esquecendo de deixar um espaço entre cada macaron. 
8. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 15 minutos. Nos últimos 8 minutos, deve se deixar o forno entre aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos 
9. Deixe esfriar os macarons. 
10. Se estiver difícil de tirá-los da forma sem quebrá-los, umedeça a forma com um pouco de água para que o papel manteiga absorva essa água soltanto mais facilmente os macarons.

Recheio: 
1. Derreta o chocolate no microondas, leve os ingredientes do recheio ao fogo baixo misturando bem até formar um creme liso 
2. Recheie uma face do macaron e feche com outro macarron como se fosse um biscoito recheado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *