Dicas práticas para lavar a roupa com maior eficácia e facilidade

Share Button

Lavar roupas é uma tarefa que diariamente tem que ser encarada. Pensando em você, leitora do nosso blog, o Clube do Lar reuniu algumas dicas para facilitar essa tarefa, que nem sempre é tão agradável.

Separar as roupas é sempre um bom começo. Tire as peças delicadas que precisam ser lavadas à mão. É interessante lavar estas peças com sabão de coco liquido. Isto ajuda a conservar a peça. Siga sempre as instruções de lavagem das etiquetas das peças. É fundamental para a conservação das roupas.

Separe a princípio em 3 tipos, relacionado à quantidade de sujeira: muito sujo, médio sujo pouco sujo. Após esta primeira separação, é interessante fazer uma sub-separação por cor. Separe o muito sujo branco, o médio sujo branco e o pouco sujo branco. Numa segunda etapa, separe as roupas claras, no mesmo conceito utilizado para separar as brancas (muito sujo claro, médio sujo claro e pouco sujo claro) e faça a mesma coisa com as escuras.  Isto evita que surjam manchas durante a lavagem. Tendo feito essas separações, é interessante observar cada peça para ver o que é necessário fazer em cada caso.

Para peças de tecido sintético, separe das peças de tecido normal. Em peças com muitas manchas ou muito sujas (roupas de crianças, por exemplo), deixe de molho com removedor de manchas pré lavagem, sempre utilizando as instruções da embalagem. Para peças médio sujas e pouco sujas, deixe de molho com sabão em pó convencional por algum tempo antes de colocar na máquina.

Para camisas, uma dica que podemos dar, é esfregar os colarinhos com shampoo, pois ele ajuda a tirar as manchas de suor.Antes de colocar as roupas na máquina de lavar feche zíperes e botões.

Tire todos os acessórios (broches, bottons, fivelas…) das roupas, pois eles podem rasgar, furar ou causar outros estragos nelas.

Programe sua lavadora normalmente, sempre seguindo as instruções de lavagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *