Dicas para manter suas roupas com cara de nova por muito mais tempo.

Share Button

Dicas para manter suas roupas com cara de novas por muito mais tempo. Clube do Lar

Dica retirada do Blog Amélias

Quem aqui não tem em seu guarda-roupas aquela peça especial? Seja por ter um caimento como uma luva, te deixar mais magra ou até mesmo pela cor favorecer o seu tom de pele, enfim, quando a encontramos queremos usá-la por muitas vezes, porém o difícil é mantê-la impecável por muito tempo.

É frustrante ver aquela peça de roupa maravilhosa mudar depois de algumas lavagens. Na maioria das vezes a roupa não fica mais com o mesmo aspecto, começa a desbotar, fica amarelada e perde aquela cor viva.

Para que isso não aconteça, alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente é importante conhecer o tipo de tecido, para então utilizar o método correto na hora da lavar, secar e passar a roupa.

Hoje em dia temos uma infinidade de tipos de tecidos, que são classificados primeiramente como sintéticos ou naturais.

Dicas de manutenção das suas roupas, de acordo com o tecido.
Dentre as fibras naturais destacamos a seda, o algodão, a lã, a flanela e o linho.

Seda
As sedas naturais ou artificiais, devem ser lavadas com muito cuidado. Se forem coloridas, verificar primeiramente se as cores são firmes.
Para isso molhe uma extremidade do tecido, apertando-o bem várias vezes dentro da água.

A seda é macia e confortável. Apesar de não enrugar com facilidade, é pouco resistente às lavagens, ao suor e às nódoas. Lave-a em temperaturas baixas ou a seco. Nunca a centrifugue. O ferro deve ser morno e sem vapor.

Seda branca – Para tirar o amarelado do tempo, depois de lavada e enxaguada mergulhe a peça por completo num recipiente contendo água e 1/2 litro de leite cru, por alguns minutos. Depois enxágue novamente e lave a peça com sabão.

Seda colorida – Para uma peça de cor firme, acrescente à última lavagem, uma ou duas colherinhas (chá) de açúcar. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro ainda úmida. Se a roupa soltar tinta, não a coloque de molho; ensaboe-a e enxágüe rapidamente para que não manche.
Na última lavagem, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.

Algodão
O algodão é bastante resistente, de fácil lavagem e manutenção. Por ser extremamente confortável, é freqüentemente utilizado em roupas do dia a dia. Uma peça de algodão colorida deve ser lavada separadamente na primeira vez. Aguenta o ferro quente e pode ser passada pelo lado direito e com vapor.

Um kit que na minha opinião considero valer muito a pena é o “Compre Junto“. Ele contém  uma máquina de lavar com capacidade de até 8 kg, uma centrífuga com capacidade de até 10 kg e um ferro de passar elétrico sem fio. Eu comprei e acho ótimo, porque consegui renovar minha lavanderia gastando pouco. Além do que o ferro sem fio é muito mais prático, porque agora posso passar as roupas em qualquer lugar da minha casa.

Nas primeiras lavagens recomendamos dissolver bem o sabão em pó, de preferência em água abundante, para só depois mergulhar a peça.

Após a lavagem, retirar o excesso de sabão em pó em água corrente. O excesso de sabão em pó (devido à agressividade de certos sabões), retira a proteção natural do algodão, bem como o amaciante aplicado durante o processo fabril, o que favorece um prematuro aspecto de envelhecimento à peça.

Clique aqui e veja a dica completa no Amélias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *