Dica do Lar: Escolha o vinho ideal para este inverno

Share Button

Padrão-miniatura

Quem aí acha que no frio é o momento ótimo para degustar um bom vinho? Combinação perfeita, não é mesmo?! Mas, será que todos os tipos de vinhos são o par perfeito para o inverno? Na verdade não, e é isso que vamos descobrir juntos. Qual o tipo de vinho ideal para esta época do ano?

Para o inverno, o ideal é optar pelos vinhos tintos. Os encorpados são ainda mais indicados, se sua intenção for se sentir o mais aquecido possível. Segundo Manoel Beato, sommelier do Grupo Fasano e autor do Guia de Vinhos Larousse, “além de mais encorpados, eles devem ser calorosos, tanto em termos de calorias quanto da sensação de calor que provocam na boca. Uma variação sutil no teor alcoólico faz a diferença”. Beato ainda complementa que “os tintos costumam ter 13% de álcool, então um com 15 % já confere uma sensação mais quente”.

Os tintos são os mais indicados para o clima frio, porque vão bem com carnes, massas, fondues, sopas, queijos, assados, risotos, pizza (pratos muito consumidos no inverno). Os vinhos jovens e encorpados, com 5 anos, podem ser servidos em um decanter. Já os vinhos mais velhos, com mais de 10 anos, devem ser servidos na própria garrafa, para que não se percam as principais características de aroma e sabor quando em contato com o ar. As taças ideais para degustar o vinho são as grandes, pois isso ajuda a conservar as características de aroma do vinho.

Para conservar os vinhos em condições ideais, a dica é mantê-los em uma adega própria, climatizada entre 12º C e 17º C. No caso dos tintos, essa temperatura pode variar de 16º C a 21º C.


Banner-inferior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *