Dica do Lar: Café espresso ou coado?

Share Button

Imagem-blog

Já não é novidade para ninguém que nós, brasileiros, somos verdadeiros amantes do café, concordam? Essa bebida tão popular e familiar em nossas refeições se encaixa perfeitamente nos melhores momentos: acompanha um bolo quente como ninguém; é a melhor companhia para ler um livro; é o companheiro de todas as reuniões de negócios etc. Ele já caiu no nosso gosto há muito tempo, sem dúvidas. E pensando bem, o café já nos é tão insubstituível que cada vez mais aparecem os jeitos mais curiosos de se preparar e consumir essa delícia. Mas vamos aos jeitinhos mais comuns que a gente conhece de se preparar um delicioso café: o velho conhecido de todos, café coado, e o todo moderninho, café expresso. Qual o seu preferido?

O café coado é preparado com água quente entre 90 e 95ºC, em filtro de pano ou papel. A bebida fica menos densa que o café expresso e com aroma e sabores mais suaves e agradáveis ao paladar. Para se preparar o tradicional café coado, podem ser usadas cafeteiras também. Elas tornam o preparo mais simples, trabalhando apenas para aquecer a água e levá-la até o filtro de papel. Para o preparo do café coado, é recomendado de 5 à 6 colheres de sopa de café moído para 1 litro de água.

Já o café expresso é preparado em cafeteiras específicas para este fim. A bebida é resultado de um jato de água quente, lançado com alta pressão, sobre o pó de café finamente moído. A quantidade de pó dissolvida é maior por volume de água, se comparada à quantidade usada no café coado. O café expresso é mais concentrado, grosso, escuro e de sabor mais forte, com uma maior concentração de cafeína. Por causa desse forte sabor, este café é comumente usado para o preparo de outras bebidas à base de café, como o cappuccino, por exemplo.

As cafeteiras para café expresso foram criadas na Itália no começo do século XX. Lá, se diz “caffè espresso”, que significa café retirado sob pressão. Já no Brasil, é usado o termo café expresso no sentido de “rapidez”.

E aí, agora que aprendemos mais um pouquinho sobre essa deliciosa bebida, você já pode dizer qual o seu preferido?

Fonte: Kersaber

Banner-inferior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *