Deixe seu carro limpo por dentro

Share Button

Limpeza interna do veículo pode atenuar problemas derivados do clima seco, que agrava problemas respiratórios.


Manter um automóvel limpo e cheiroso o tempo todo não é uma tarefa das mais fáceis, entretanto, os riscos que a falta de manutenção do sistema de ar condicionado e o acúmulo de sujeira interna podem trazer para o carro e, principalmente, para a saúde do condutor e dos passageiros pode fazer os proprietários de automóveis reverem alguns conceitos sobre a limpeza interna de seus veículos. Lembrar desse item apenas quando enfrentar uma enchente ou limpar apenas quando for vender o carro pode, além de custar caro – pois muitas oficinas aumentam os preços nessas ocasiões – acarretar problemas maiores à sua saúde.

Muitas pessoas só optam por fazer uma higienização em seus veículos após constatar que o banco está sujo ou algumas peças internas estão ficando amareladas. Isso, além de desvalorizar o automóvel ou dificultar a venda, pois o mesmo perderá valor de mercado, pode prejudicar sua saúde e a dos passageiros que você transporta, quase sempre a sua própria família.

A higienização ajuda a combater problemas com ácaros, fungos, bactérias, cheiros de cigarro, possíveis manchas e outros problemas, como odores derivados de algum líquido (refrigerante, cerveja, suco) que, por ventura, tenham sido derramados no estofamento. Com o clima seco, devido à falta de chuvas e poluição, não realizar uma limpeza adequada pode agravar ainda mais alguns problemas respiratórios, como rinite alérgica, asma, alergia dos olhos e tosses.

Lembrar desse importante item apenas em últimos casos, como na hora da revenda ou, então, caso tenha problemas com enchentes, irá fazer o consumidor gastar mais e esperar mais tempo para ter seu automóvel de volta, já que a demanda aumenta – muito – nessa época.
A limpeza também varia de carro para carro, já que em alguns modelos é necessário retirar algumas peças para fazer o serviço completo. Mas, de modo geral, esse serviço pode demorar de um a dois dias para ser concluído.
O procedimento de higienização interna consiste na lavagem de carpetes, forros do teto e das portas, bancos e outras peças. Tudo isso, sempre supervisionado por um profissional que na hora da montagem irá colocar as peças corretamente em seus devidos lugares, evitando, assim, ruídos desagradáveis causados por peças mal fixadas.
Agora se na sua cidade não tem esse tipo de serviço ou você prefira fazê-lo em casa, ai vão algumas recomendações.
- Tecido (bancos e assentos), utilizar água com sabão liquido.
Para retirar pelos de animais e pequenas sujeiras, use um aspirador ou uma fita plástica enrolada na mão, com a cola virada para fora e pressione sobre o lugar a ser limpo, a sujeira vai colar na fita. Quando sentir que a fita não tem mais efeito, troque por um novo pedaço e continue.
Plásticos (painel de bordo, guarnições das portas e tecidos do teto) utilizar água adicionada com sabão liquido ou excepcionalmente, álcool desnaturado (depois de ter feito um teste numa área não visível).
- Deve evitar-se o mais possível o uso de detergentes que contenham solventes.
- Deve-se limpar sempre várias vezes com um pano macio limpo e evitando molhar demais.
Nunca utilize palhas de aço para limpar os vidros de seu automóvel.
Use limpa-vidros ou álcool com jornal, que não deixa vestígios de fiapos como o pano.
Se o vidro traseiro possui desembaçador, cuidado ao limpar a parte interna.
Jamais utilize produtos abrasivos, nem encoste objetos pontudos ou cortantes, para não danificar os filetes de aquecimento.

O que não se deve fazer quando for limpar a parte externa do veículo:
- limpar a carroceria a seco.
- usar gasolina, querosene ou tira manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico.
- raspar as manchas de piche, insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura.
- lavar a carroceria quente ou ao sol .
- limpar os faróis com panos secos ou abrasivos ou com produtos detergentes ou solventes.
- deixar acumular sujeira na carroceria.
- andar freqüentemente na lama sem lavar as partes de baixo do veiculo e o interior dos pára-lamas.
- as peças em plástico não deverão ser polidas.
- usar produtos que contenham silicones.

Esta entrada foi publicada em Dicas, Geral e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Deixe seu carro limpo por dentro

  1. Ronaldo Godinho disse:

    Desejaria ser informado sobre qual a maneira correta de se limpar estofamento de couro. Grato pela atenção. Ronaldo Godinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>