Aprenda aqui como deixar sua casa brilhando!

Share Button


Dica retirada do blog Amélias

Quem não gosta de chegar em casa e sentir o cheirinho de limpeza, pisar descalço e nada grudar nos pés? Enfim, casa limpa é outra coisa.

Mantê-la assim por dias não é fácil, às vezes mal acabamos de limpar e já tem gente sujando e bagunçando atrás, ora são os filhos, o marido, o jantar com amigos ou o churrasco do final de semana. Manter a casa limpa não é tarefa fácil, pelo contrário é bem desgastante.

A seguir darei algumas dicas para a limpeza de alguns materiais presentes em nossa casa.

Prata
Apesar de existir aquela latinha famosa para limpeza de prata que adquirimos facilmente nos supermercados, há também outra maneira de limpar a prataria. Afinal não gosto de conhecer somente um caminho para conseguir o resultado que quero na limpeza. Às vezes nos esquecemos de colocar no carrinho de compras e no mercadinho perto de casa não tem o produto, não podemos ficar na mão.

Use um detergente neutro para lavagem. Para retirar manchas escuras e fazer uma limpeza profunda, encha uma panela de alumínio com água e coloque para ferver. A cada 250 ml de água, adicione uma colher de chá de sal e outra de bicarbonato de sódio. Mergulhe a peça nesta solução, com o fogo ainda aceso. Depois de limpa, enxágüe com sabão neutro. O polimento final deve ser feito com uma flanela. Não utilize o lado verde das esponjas de lavar louça, palhas de aço, lustra móveis ou qualquer material de limpeza que não tenha a função de limpar prataria.

Alumínio
Quem não gosta daquela panela brilhando? Até pouco tempo quando víamos uma panela ou assadeira assim, já tínhamos a certeza de que havia muita dedicação de tempo e esforço, hoje temos no mercado o limpa alumínio, que limpa e deixa as suas panelas como espelho.Para ter essas peças sempre bonitas, utilize detergentes e saponáceos que não contenham amoníaco. Se houver manchas persistentes, deixe a peça de molho em uma mistura de vinagre branco dissolvido em água fervente.

Não raspe as peças com facas, estiletes, chaves de fenda ou qualquer outro elemento cortante e pontiagudo, pois pode ferir de forma profunda o alumínio comprometendo a sua vida útil e dificultando a limpeza.

Vidro
Aposte na boa e velha água com sabão ou detergente neutro. Existem à venda, nos supermercados, produtos específicos para limpeza de vidros. Para deixá-los transparentes, coloque algumas gotas de vinagre na água e passe um pano (eu uso camisetas de malha velhas, furadas, pois não deixam fiapos). Caso tenham ficado opacos, esfregue-os com um pano umedecido em água e glicerina e enxugue com um pano seco.
Evite passar produtos abrasivos, como palha de aço, lixa, ácidos e usar produtos de limpeza destinados a outros materiais.

Veja a dica completa no Amélias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *